PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes: gengivas, osso e o ligamento entre o dente e o osso.

A gengivite ou inflação das gengivas é a forma inicial de doença periodontal e é muito frequente. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma doença muito mais grave chamada periodontite (inflamação/infeção do osso). Esta infeção, provocada por bactérias, pode levar à destruição do osso e do ligamento que segura o dente nos maxilares e se não for tratada leva a que os dentes fiquem móveis e até à sua perda.

Atualmente, estas duas doenças são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. A principal causa destas doenças é a placa bacteriana e o tártaro ou “pedra” e alguns dos sintomas são:

  • Sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas
  • Gengivas vermelhas
  • Aumento de volume nas gengivas
  • Presença de pus nas gengivas
  • Gengiva desinserida (“descolada”)
  • Retração gengival (“gengivas mirradas”)
  • Dentes sensíveis ao frio
  • Mau hálito e/ou mau sabor na boca
  • Dentes a abanar e a separarem-se

O modo de evitar estas doenças é fazer as limpezas ou destartarizações de 6 em 6 meses e realizar uma boa higiene oral diária.
Por vezes, existe a necessidade de realizar pequenas cirurgias, efetuadas por um profissional especializado, que envolvem a raspagem e alisamento radicular e eliminação bacteriana, suportada por um tratamento antibiótico.

PERGUNTAS FREQUENTES

À raiz do dente exposta chamamos recessão gengival e há inúmeras causas. A principal é uma técnica de escovagem incorrecta que associada a muita pressão ou escovas muito duras vai provocar um trauma gengival, com consequente desaparecimento da gengiva. Existem outras causas como a acumulação de placa bacteriana, oclusão traumática (a posição em que os dentes mordem não é correcta)e a inserção alta do freio labial ou lingual.

Há várias técnicas de recobrimento radicular mas nem todos os casos são previsíveis. Quanto mais cedo forem detectadas as exposições radiculares e eliminada a causa que as provocou, mais fácil é o seu tratamento. O tratamento passa por uma pequena cirurgia plástica periodontal.

O sorriso gengival pode ser provocado por uma série de situações que tem diferentes tratamentos com graus de dificuldade diferentes. Quando são provocados por uma conformação anormal de gengiva o tratamento é muito fácil, rápido e indolor passando por uma reconstrução cirúrgica da gengiva. Quando para além de gengiva há também um nível ósseo mais alto o tratamento é também muito fácil fazendo-se a reconstrução do osso e consequentemente da gengiva. Em casos mais complicados, o problema passa não pelos dentes mas sim pela posição do maxilar implicando uma cirurgia maxilo-facial bastante mais complicada.

As consultas de higiene Oral devem ser feitas pelo menos uma vez por ano sendo o ideal de 6 em 6 meses. Em casos de periodontites o controlo deve ser feito de 3 em 3 meses para fazer destartarização supragengival e  poderá ser necessário uma curetagem nas zonas mais profundas.